fbpx

Conheça o seguro paramétrico: sob medida e com retorno rápido

Conheça o seguro paramétrico: sob medida e com retorno rápido

Conheça o seguro paramétrico: sob medida e com retorno rápido

Diferentemente das modalidades tradicionais, a cobertura se baseia em índices regionais gerando contratos ágeis e assertivos 

O agronegócio conta com o seguro paramétrico para se proteger especificamente dos riscos climáticos, tais como a falta ou excesso de chuvas. Em linhas gerais, trata-se de uma cobertura mais personalizada em comparação com as modalidades de seguro rural tradicionais. Um caminho cada vez mais buscado pelo setor e que é oferecido com transparência por seguradoras como a Sombrero. 

Por ser uma atividade totalmente dependente das condições meteorológicas, os prejuízos financeiros da agricultura podem ser enormes diante de eventos inesperados. Como a natureza não manda recados, é fundamental estar prevenido. Com nossa expertise, conduzimos a contratação sem complicações, reduzindo custos operacionais e o tempo de análise. 

Mas, por ser um produto relativamente novo, é normal gerar diversas dúvidas. A fim de sanar os principais questionamentos, preparamos um breve guia sobre seguro paramétrico. Confira a seguir!

 

O que é seguro paramétrico?

O seguro paramétrico foi criado para atender demandas específicas de cada região no que diz respeito ao clima, incluindo temperatura e níveis de precipitação. Com ele, a gestão das propriedades se torna mais estável, isto é, com menos alterações bruscas no fluxo financeiro. Diferentemente do seguro rural que é conhecido, no qual a indenização se dá em função das coberturas existentes e das perdas ocorridas, o paramétrico se baseia em índices. 

Dessa forma, no ato da elaboração da apólice, são considerados parâmetros agrometeorológicos e as necessidades pluviométricas da cultura a ser assegurada, como cereais e cana-de-açúcar, por exemplo. Para chegar aos números, os cálculos são feitos por órgãos oficiais, como Embrapa, IPEA e IBGE, levando em consideração o comportamento do solo durante anos e décadas, bem como via imagens de satélite.  Com isso, caso as chuvas não atinjam os milímetros pré-determinados e acertados entre produtor e seguradora em função das características locais, será considerado que houve sinistro. E, com isso, caberá indenização. 

Logo após a constatação da ocorrência, o montante indenizável será calculado com base no valor do índice paramétrico apurado e conforme especificações previstas em contrato. 

 

Seguro paramétrico na prática: como funciona?

Ainda que a  lavoura não tenha sofrido perdas significativas, o seguro paramétrico irá atuar em razão da ocorrência climática não ter alcançado o volume contratado. Objetivamente, a situação não será analisada in loco, ou seja, apenas de forma paramétrica. Já que não há inspeção, os fenômenos isolados que atingem a área irão gerar reparação imediata. Na prática, um investimento ágil e com retorno rápido. 

Só para ilustrar, imagine que de um ano para o outro em determinado estado do país o padrão de umidade ou estiagem tenha se alterado drasticamente. Com os valores habituais presentes em contrato, o beneficiário terá direito ao ressarcimento em detrimento do potencial dano à produção. Seja como for, o risco inicia-se dentro do prazo de vigência do respectivo certificado de seguro e normalmente se prolonga durante o período da cultura em questão, da germinação à colheita. 

 

Vantagens do seguro paramétrico 

Atualmente, o seguro paramétrico tem se mostrado uma excelente opção tanto para grandes produtores e cooperativas, como para produtores de pequeno e médio porte. Sobretudo, quando esses não recorrem a incentivos de crédito de instituições financeiras e governamentais. Preocupados com o patrimônio e em busca de segurança e solidez, profissionais da cadeia produtiva encontram no seguro paramétrico o que precisam para manter a sustentabilidade dos negócios. 

Além disso, a efetividade da cobertura adicional contribui com o foco nas ações que visam aumento da produtividade. Da mesma forma, a qualidade do produto cultivado poderá ser aprimorada na certeza do amparo contratado. Como se não bastasse, o seguro é altamente personalizável ao cobrir as particularidades regionais. Por fim, a possibilidade de indenização ainda na fase final do ciclo da safra é um agente de tranquilidade. 

 

Nossas operações envolvendo seguro paramétrico estão avançadas, assim como mantemos o olhar atento e apurado às inovações que estão por vir. Visto que sua empresa evoluir para o próximo nível é sinônimo de lucratividade, entre em contato para receber uma proposta sob medida.