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Inteligência artificial aquece setor de seguros

Banner - Oportunidades e avanços da Inteligência Artifical no mercado segurador

Quando bem aplicadas, as ferramentas disponíveis atualmente simplificam processos e agilizam contratos. Ao contrário do que possa parecer, a IA ainda estreita o relacionamento entre seguradoras e clientes devido à personalização

Diante das inovações proporcionadas pelo avanço da inteligência artificial (IA), você arriscaria dizer se conseguimos antecipar o futuro?

Por certo, o mercado de seguros está atento e conectado às transformações da revolução tecnológica que vivemos atualmente. Afinal, graças à IA tem sido possível criar cenários e, de certa forma, prever comportamentos com base na experiência dos usuários. Nesse sentido, o setor está diante da grande oportunidade de trabalhar com as possibilidades e variáveis presentes nesse tipo de transação.

Vamos entender melhor como o mercado de seguros tem utilizado a inteligência artificial a favor dos negócios!?

Inteligência artificial no dia a dia dos segurados

Se o mundo digital está no cotidiano, na forma como nos comunicamos, interagimos e, sobretudo, consumimos produtos, serviços e conteúdos, o ramo de seguros vem acompanhando esse movimento em ritmo acelerado. Da mesma forma, tem reagido a ele por meio de diversas estratégias que geram impactos positivos para os segurados, com a otimização de custos e aumento da rentabilidade.

Em virtude disso, não apenas a forma como os stakeholders recebem as informações sobre coberturas mudou, como houve a criação de ferramentas para modernizar os processos de regulação e análise de sinistros e pagamento de indenizações. Isto é, novas formas de gerenciamento estão surgindo, acompanhadas de aplicações que geram economia de tempo e recursos, tanto financeiros como químicos ou naturais.

Além disso, automatizam tarefas, reduzem desperdícios e garantem mais previsibilidade. Essa realidade tem sido viável por meio da atuação de agtechs que utilizam recursos como metaverso, Internet das Coisas (IoT) e big data para impulsionar a atividade agropecuária brasileira.

Diante da alta competitividade, criar relacionamentos próximos e engajados com diversos públicos-alvo é, sem dúvida, um diferencial de peso. Quer saber como entregar as soluções certas a cada perfil de cliente? Falaremos sobre isso a seguir.

Personalizar atendimento ao segurado

Como dito anteriormente, a IA tornou-se uma das grandes apostas para as empresas do setor de seguros. A fim de oferecer atendimento personalizado, elas não têm medido esforços na oferta de serviços de acordo com as demandas e preferências dos clientes. Aliás, o posicionamento também é estratégico tanto do ponto de vista interno, uma vez que traz efetividade e agilidade em procedimentos e tomadas de decisões dentro das companhias.

Se a IA insere as seguradoras de maneira mais competitiva no mercado, consequentemente permite que a precisão da lucratividade seja maior. A partir do reconhecimento do padrão de dados, as respostas são mais rápidas e a gestão dos resultados é mais assertiva.

Certamente, atrair e reter novos clientes, bem como estreitar o relacionamento com eles, acaba por se desenvolver quase que organicamente – porém, sem abrir mão de plataformas com foco no omnichannel e multichannel, duas soluções de contato com o público em potencial.

Tudo isso converge na reestruturação que já vem acontecendo quando o assunto é inovação. Não é de hoje que o setor de seguros adotou essa postura que, nem sempre, passa pelo digital. Trata-se de uma série de mudanças que vão desde o momento da negociação, cobertura de novos riscos, avaliação dos sinistros, contratações no formato on-line e condições de parcelamento (para renovação e novos contratos). Enfim, na corretagem dinâmica, consultiva e, principalmente, focada em aprimorar a experiência de especialistas e segurados.

Inteligência artificial no agronegócio

Na agropecuária, responsável por aproximadamente 24% do PIB do país, a corrida por mais avanços tem sido impulsionada por parcerias estratégicas de digitalização que vão desde o “antes da porteira” com marketplaces de insumos, crédito, análise genômica do solo; passando pela produção propriamente dita com sistemas de gestão, IoT para detecção de pragas, telemetria; e, por fim, é expandido para depois da colheita via marketplaces de comercialização de grãos e hortifrútis, rastreabilidade de alimentos e logística, entre outros.

Para utilizar e aplicar as ferramentas tecnológicas de acordo com a necessidade de cada cliente é preciso prática. Na Sombrero, o presente foi acelerado para garantir proteção aos imprevistos que podem surgir no amanhã. Entre em contato conosco e saiba mais!