Paramétrico

Sobre o Seguro

fancy

Segurado:

produtor rural

fancy

Cobertura:

produtividade abaixo de um gatilho (Kg/ha)

fancy

Beneficiário:

produtor rural e/ou agente concessor de crédito

fancy

Indenização:

razão em R$ da diferença entre produtividade obtida e produtividadecoberta (definida em sacas/ha aplicado ao valor financiado).

Seguro de Índices Climáticos ou Seguro Paramétrico

O seguro de índices climáticos, ou seguro paramétrico, protege o produtor rural contra clima adverso, sem estar atrelado à produção propriamente dita.

Na contratação são definidos parâmetros como temperatura ou índices de precipitação e o sinistro ocorre se os níveis medidos estiverem fora dos parâmetros definidos na apólice, independentemente do impacto causado na produção e da ocorrência efetiva de perdas.

Para isso, podem ser utilizados tanto índices obtidos em bases públicas quanto dados de estações meteorológicas privadas, desde que verificáveis por todas as partes envolvidas.

A principal vantagem desta modalidade é a sua simplicidade, reduzindo custos operacionais e o tempo para análise de eventual sinistro.

NOTÍCIAS

As principais notícias do Agronegócio, comentadas por especialistas.

Circular SUSEP 256/2004 – Art. 2o Da proposta e das Condições Gerais do plano deverão constar as seguintes informações: I – “A aceitação do seguro estará sujeita à análise do risco”; II – “O registro deste plano na SUSEP não implica, por parte da Autarquia, incentivo ou recomendação a sua comercialização”; e III – “O segurado poderá consultar a situação cadastral de seu corretor de seguros, no site www.susep.gov.br, por meio do número de seu registro na SUSEP, nome completo, CNPJ ou CPF”. Parágrafo único. A informação contida no inciso II deste artigo deverá ser inserida, necessariamente, em todo e qualquer material de comercialização e propaganda utilizado pela sociedade seguradora, à exceção da propaganda efetuada por meio de mídia eletrônica, a exemplo de rádio e TV.” (Parágrafo alterado pela Circular SUSEP n.º 369/2008).