fbpx

2024: Um ano promissor para o Seguro Garantia

2024: Um ano promissor para o Seguro Garantia

No cenário econômico atual, o mercado de seguros, especialmente o segmento do Seguro Garantia, apresenta uma perspectiva promissora para 2024. Essa projeção positiva é amplamente influenciada pela implementação do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) pelo governo brasileiro, bem como pelas recentes mudanças regulatórias e tendências e inovações do mercado.

O surpreendente crescimento do mercado de seguros em 2023

O ano de 2023 marcou um crescimento significativo no mercado de Seguro Garantia, evidenciado por um aumento de 20% no volume de prêmios diretos em comparação com o ano anterior.
Esse fenômeno não foi apenas uma estatística, mas um claro indicativo do potencial imenso que 2024 reserva para nós!

O impacto do novo PAC

O lançamento do novo PAC, com um investimento previsto de R$ 1,7 trilhão em diversas áreas, incluindo infraestrutura, saúde e educação, é um marco significativo. A injeção de capital em projetos de grande escala gera uma demanda crescente por seguros garantia, necessários para assegurar o cumprimento de obrigações contratuais em iniciativas de tal magnitude.
Estamos falando de um mar de oportunidades se abrindo!

As mudanças regulatórias e seus efeitos

A Circular Susep nº 662/2022, que entrou em vigor em 01 de janeiro de 2023, trouxe uma abertura de mercado. Essas mudanças, ainda que discretas quando falamos em inovação por parte das seguradoras, tendem a ficar mais visíveis no decorrer de 2024. Este é o momento de brilhar e mostrar o verdadeiro potencial do nosso mercado!

Desafios? Sim, mas oportunidades incríveis!

Sim, enfrentamos desafios com as novas regulamentações, mas cada desafio é uma oportunidade disfarçada! A demanda por seguros garantia está pronta para disparar, abrindo um leque de possibilidades para inovações e crescimento sem precedentes.

A nova Lei de Licitações – Um catalisador de oportunidades

A nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021) é um verdadeiro catalisador. Com ela, o limite de garantia aumentou, e as possibilidades de atuação das seguradoras se expandiram. Estamos olhando para um terreno fértil de novas oportunidades e crescimento para o mercado de seguros!

Um futuro brilhante pela frente

Com todo esse desenvolvimento, 2024 está configurado para ser um ano estelar para o Seguro Garantia. A combinação do Novo PAC com as mudanças regulatórias e a nova Lei de Licitações está criando um cenário ideal para um crescimento e inovação sem igual. Estamos na vanguarda de uma era dourada para o mercado de seguros. Vamos avançar com confiança e entusiasmo para explorar todas as oportunidades que este ano promissor tem a oferecer!

Escrito por: Maria Fernanda Monteiro- Head Jurídica