A evolução da Biotecnologia ao longo da história
Entenda como a manipulação de micro-organismos pode ser aliada do desenvolvimento sustentável
A agricultura existe há mais de 12 mil anos e permitiu que comunidades nômades se fixassem em terras agricultáveis, possibilitando a formação das primeiras civilizações. Outra tecnologia que, apesar de inovadora é muito antiga e igualmente importante para a história da humanidade, é a Biotecnologia.
O homem já utiliza esse recurso desde 1800 a.C. e boa parte da evolução da produção agrícola está relacionada à Biotecnologia, em diversos momentos históricos.
E o que é Biotecnologia?
A Biotecnologia pode ser definida como um conjunto de técnicas para a manipulação de micro-organismos a fim de obter produtos específicos.
Na agricultura, leva eficiência e precisão para a lavoura. Ela aumenta a produtividade de forma sustentável, reduz perdas e custos nas colheitas, possibilita o uso mais eficiente da terra e, inclusive, a criação de espécies adaptáveis, mais resistentes à pragas e agrotóxicos. Tudo isso buscando trabalhar de forma equitativa e em harmonia com a natureza.
Revolução Verde e Biotecnologia
Por milhares de anos a espécie humana encontrou formas de trabalhar com recursos brutos e transformá-los em tecnologias avançadas. Com a complexidade biológica inventada pela natureza não é diferente.
Avanços em ferramentas da agricultura moderna começaram a transformar a indústria no início do século 20. A produção bruta mundial aumentou 60% de 1938 até o final dos anos 50 e, desde então, mais do que dobrou novamente. Essa foi apenas a “preparação” para a Revolução Verde, que marcou o primeiro período de disparada da produção agrícola, na década de 70.
Os avanços das tecnologias agrícolas na época “deram match” com um mercado cada vez mais globalizado, o que levou à melhoria exponencial do rendimento das culturas em todo o mundo.
Recentemente, inovações como robótica e edição genética estão se popularizando, mas os retornos que elas proporcionam estão diminuindo. Isso representa o topo de uma ‘curva S’ (“S” pois no momento de descoberta são explosivos, o topo, e então se estabilizam, a queda.)
Enquanto isso, os avanços na fermentação de precisão e nas técnicas de edição de genes e a crescente diversidade de organismos à disposição da ciência estão se combinando para inaugurar um novo cenário de inovação.
Brasil e a Biotecnologia atualmente
A Biotecnologia fortalece o agronegócio em consonância com a sustentabilidade, pois permite a expansão da produção sem aumento proporcional do uso dos recursos. Essa é uma das conclusões do 1º Fórum Brasil-China de Biotecnologia, Agricultura e Sustentabilidade que aconteceu em novembro de 2021.
O país precisa estar atento aos padrões internacionais relacionados a questões ambientais, afinal, detém em torno de 20% da diversidade do planeta. É possível agregar valor preservando a natureza com inovações constantes.
Nós da Sombrero acreditamos na geração de riqueza de forma sustentável.