A grandeza do agro no Brasil
Por: Manoela Martins Mendes
Em 40 anos, o Brasil deixou para trás o lugar de importador para se tornar um dos maiores exportadores de alimentos do mundo e começou a mostrar sua grandeza no agro. A abundância de recursos naturais (principalmente água, solo e clima tropical) são alguns dos fatores que explicam essa ascensão como potência global na produção e exportação de alimentos. A pesquisa, a ciência e a tecnologia, juntamente com os fatores climáticos, deram origem a uma agricultura ideal desenvolvida para cada região brasileira e suas peculiaridades.
O pesquisador da Embrapa, Ladislau Martin Neto, afirma que, até os anos 1980, a região do Cerrado brasileiro, localizada no Centro-Oeste, era apenas uma enorme área com milhões de hectares de solo “imprestável”: ácido, intoxicado por alumínio e com baixa fertilidade. Atualmente, é nesse solo que é conduzida uma das maiores produções de grãos do país, graças à pesquisa para avançar o agronegócio na região. A tecnologia no campo, como a agricultura de precisão e o seguro rural, merece créditos por esse salto na agropecuária brasileira, notado com mais intensidade por volta dos anos 2000, pois trouxe um aproveitamento ainda melhor da área semeada e da colheita.
“O Agro Brasileiro alimenta 800 milhões de pessoas”
Esse é o título de um artigo de autoria de Elísio Contini e Adalberto Aragão, da Sire (Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas da Embrapa). O estudo acompanhou a evolução do salto brasileiro e indica que a contribuição do país para o abastecimento global de alimentos deverá aumentar ainda mais, sendo a maior aposta global para o fornecimento de alimentos no futuro.
A pesquisa aponta que entre 2011 e 2020 a produção mundial de grãos básicos cresceu 2,05% ao ano, enquanto a brasileira cresceu mais do que o dobro, 5,33% ao ano. Contini e Aragão concluem que em 2020 o agronegócio do Brasil forneceu alimento para 772,6 milhões de pessoas, sendo por volta de 212 milhões de brasileiros e 560 milhões de outras nacionalidades. Os cálculos foram realizados com base na exportação de grãos e de carne bovina convertida em grãos.
O seguro rural demonstra um crescimento constante desde então, afinal, percebeu-se a sua importância na gestão de riscos e na segurança para se produzir cada vez mais. Conheça as modalidades de Seguro Agrícola oferecidas pela SOMBRERO Seguros, tem o Seguro Custeio e o Seguro Produtividade.
Nem tudo são flores
A grandeza do agro no Brasil foi uma revolução que ocorreu nos últimos 40 anos, portanto, é o marco mais importante na economia recente do Brasil, o que ainda abre um grande leque de perspectivas para o desenvolvimento do país.
Hoje o Brasil é o maior exportador de açúcar, café, suco de laranja, soja e carnes bovina e de frango. Lidera também como maior produtor mundial de açúcar, café, suco de laranja e soja em grãos – tudo isso graças à agricultura adaptada e ao trabalho de produtores cada vez mais conscientes da importância de unir produtividade com sustentabilidade.
Entretanto, as desigualdades de consumo devem ser levadas em consideração. O último dado do Inquérito Vigisan mostra que 56% da população brasileira está em estado de insegurança alimentar. A falta de alimento na mesa de muitos brasileiros é questão que demanda atenção do governo e a adoção de políticas públicas mais intensas a fim de reduzir o presente quadro de desigualdade.
Matéria desenvolvida com base nas seguintes fontes:
Embrapa
CNA Brasil
CNA Brasil
Mundo Coop
Neomondo
Canal Rural
Economia Uol – Reuters
O joio e o Trigo.
Jornal do Comércio