A Sombrero é uma seguradora criada a partir da diversidade e inclusão

Sombrero Diversidade

Por Natalia de Oliveira Pires e Manoela Martins Mendes

 

Pensar em diversidade e inclusão no mundo corporativo é partir da premissa de que todos somos únicos e perspectivas diferentes são, comprovadamente, engrandecedoras para empresas e equipes. História, cultura e vivência individual são características que nos tornam quem somos e a sociedade se mostra em uma crescente valorização de tais aspectos. Porém, mesmo em cenário de evolução, ainda há muito chão pela frente: menos de 30% da população negra do Brasil alcança cargos de liderança, segundo a Pnad do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e esse é apenas um dos exemplos de como o mundo corporativo vem funcionando há séculos.

 

A Sombrero Seguros faz parte do hall de empresas que, conscientes desse cenário, traçam estratégias que valorizam qualidades individuais, a fim de agregar perfis diversos em um ambiente corporativo de inclusão. Atualmente, a equipe da Sombrero conta com 60% de homens e 40% de mulheres. 

 

Promover a diversidade dentro das corporações, além do fator social, também fortalece o conceito da marca e torna a empresa mais atrativa aos olhos de colaboradores e clientes, já que dados comprovam que mais da metade da população prefere empresas que apoiam causas sociais. Com um time diversificado, as pessoas conseguem aprender mais umas com as outras e trocar experiências. Contudo, é importante ter a consciência de que apenas contratar colaboradores de diferentes realidades não é o suficiente para mudar o quadro da desigualdade. É necessário investir em mudanças reais com o objetivo de modificar crenças enraizadas, não apenas no mundo corporativo como também no pessoal.   

 

O que diz a Sombrero Seguros:

O Presidente e cofundador da Sombrero, Leonardo Paixão, levantou alguns apontamentos importantes sobre a temática:

 

“A Sombrero é uma seguradora criada a partir da diversidade e inclusão. Nossos acionistas são pessoas de diferentes origens e histórias de vida, assim como os profissionais que tocam o dia a dia da operação. Nossos produtos são direcionados apenas a clientes que não figuram em listas de desmatamento ilegal, de trabalho escravo ou de violação a direitos fundamentais. Mas é preciso fazer mais. As empresas devem efetivamente praticar ações que contribuam para a redução das várias desigualdades que atingem o Brasil: social, regional, racial e de gênero, por exemplo. Para isso, é importante trabalhar todos os dias buscando ativamente oportunidades de corrigir essas assimetrias históricas. Sendo parte do mercado segurador e, de forma mais ampla, do mercado financeiro, a Sombrero Seguros, como outras empresas desses setores, ainda tem um número muito pequeno de profissionais negros e/ou mulheres em posições de comando. Isso precisa mudar, afinal, buscamos a diversidade. Enquanto a sociedade não exigir a redução das desigualdades e o nivelamento das oportunidades por meio de educação e saúde de qualidade para todos, é importante que pelo menos as empresas façam o que estiver ao seu alcance para atingir esse objetivo.”

 

Nós da Sombrero Seguros compreendemos que o processo de mudança de pensamento e valorização da diversidade deve ser constante e progressivo. Por isso, fazemos a nossa parte para acelerar esse movimento, em busca de uma transformação significativa através da inclusão.

 

Referências:

https://blog.eureca.me/diversidade-nas-empresas/

https://xerpay.com.br/blog/como-trabalhar-diversidade-empresas/

https://fia.com.br/blog/diversidade-e-inclusao-nas-empresas/

https://blog.opinionbox.com/pesquisa-posicionamento-de-marcas/

https://www.roberthalf.com.br/blog/gestao-de-talentos/entenda-vantagens-e-como-promover-diversidade-nas-empresas-rc

http://www.taqe.com.br/diversidade-como-construir-nas-empresas-e-por-que-e-importante/

https://www.cnnbrasil.com.br/noticias/homens-e-mulheres-negros-ainda-sao-minoria-em-cargos-de-lideranca-no-brasil/ 

https://www.linkedin.com/news/story/empresas-precisam-viver-a-diversidade-diz-fundadora-da-feira-preta-5619746/