Cooperação técnica entre INMET e Sombrero

seguro paramétrico

 

Em conjunto com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), principal órgão responsável pela cobertura de dados meteorológicos no Brasil, a Sombrero Seguros/SA anuncia parceria para o desenvolvimento do seguro paramétrico, baseado em informações meteorológicas, pensando em você produtor.

Segundo o diretor do INMET, Miguel Novato:

“Essa parceria possibilitará a construção de instrumentos de mitigação dos riscos climáticos para o produtor brasileiro, seja no campo ou na cidade. O setor produtivo usará esse novo instrumento para reduzir custos, com impactos positivos em toda sociedade”.

O seguro paramétrico diferencia-se do seguro convencional  por possibilitar que o segurado seja ressarcido mesmo sem danos físicos em suas propriedades, no caso de índices meteorológicos não alcançarem os indicadores estabelecidos em contrato.

“Esses seguros baseiam-se na definição de índices para a ocorrência de eventos naturais. No momento em que o índice paramétrico é alcançado ou excedido, a apólice pode ser acionada. No caso de chuvas, por exemplo, um dos indicadores é uma precipitação pluviométrica superior a um determinado índice acordado entre segurador e segurado. Trata-se, portanto, de um modelo diferente do tradicional, que é fundamentado na ocorrência de um evento.”

A Sombrero Seguros investe em tecnologia pois sabe e entende todas as preocupações e necessidades de quem produz. Vamos juntos e mais fortes cuidar um do outro a caminho de um futuro próspero, a parceria com a INMET trará benefícios a todos os produtores.

Sombrero Seguros, protege quem produz.

 

Matéria original por Ana Carolina Castro dos Santos

 

Link da matéria original no site da INMET: https://portal.inmet.gov.br/noticias/inmet-firma-acordo-de-cooperação-técnica-com-sombrero-seguros