fbpx

Entenda mais sobre Gestão de Riscos com Alessandro Cruzolini

"A Gestão de Riscos é importante para qualquer companhia que pretende se desenvolver em bases sólidas" - Alessandro Cruzolini - Diretor de Controles Internos, Riscos e Conformidade

Mais um dos grandes nomes que compõem o board de especialistas da Sombrero, Alessandro Cruzolini atualmente ocupa o cargo de Diretor de Controles Internos, Riscos e Conformidade. O profissional chegou para somar ao time da seguradora com seus mais de 25 anos de experiência no mercado financeiro na área de investimentos e riscos.

Qual é a sua função na empresa?

Diretor de Controles Internos, Riscos e Conformidade.

O que isso significa na prática?

Significa criar um ambiente e uma cultura que incorporem a gestão estratégica dos riscos.

A Sombrero é uma companhia em plena ascensão, o que traz o desafio de crescer dentro de um ambiente de riscos estabelecidos e que sejam balizadores para novos projetos e produtos. Na minha rotina, além das decisões pontuais em conjunto com o gestor de riscos, desenvolvemos estratégias em busca desse ambiente.

Para você, qual é o principal diferencial da Sombrero no mercado, e como seu trabalho contribui para este diferencial?

A Sombrero surgiu em meio à pandemia da COVID-19 e, portanto, já nasceu digital, trazendo em seu DNA características como excelência, agilidade, inovação, integridade, proximidade e sustentabilidade. Minha contribuição, baseada na minha experiência, é conduzir a implementação de controles que sigam esses mesmos valores, para proporcionar que a companhia tome decisões rápidas e assertivas considerando as diversas perspectivas.

Qual é a importância da Gestão de Riscos no dia a dia de uma seguradora?

Diria que, nos dias de hoje, a Gestão de Riscos é importante para qualquer companhia que pretende se desenvolver em bases sólidas, consciente de que as decisões tomadas estão aderentes ao seu apetite a riscos com monitoramentos integrados e sistematizados.

Nos dias de hoje, as incertezas estão cada vez maiores pois a realidade e os cenários se transformam rapidamente, e com a tendência de que essa velocidade de transformação se acentue ainda mais.

Quais são os principais desafios que a Gestão de Riscos enfrenta em 2023 e como a Sombrero busca contorná-los?

Para 2023 o principal desafio será começar a implementação desse modelo integrado de monitoramento e reporte. Para que isso ocorra, estamos buscando parceiros com soluções que atendam a essa necessidade, e colaboradores para criação de uma gestão de riscos mais proativa não só na avaliação, mas também na criação de soluções.

Nos conte um pouco sobre como os novos produtos da Sombrero se destacam neste cenário.

Os novos produtos estão ligados ao desafio que envolve a criação de um ambiente estratégico de gestão de riscos, porém de maneira fluida e eficaz para que ele realmente seja um agregador de valores na esteira de lançamento de novos produtos, bem como na manutenção dos já em operação.

Para saber mais sobre o currículo profissional de Alessandro, clique aqui.