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Sombrero alia inovação, experiência e tecnologia na criação de novos produtos

Paulo Custódio explica como a Sombrero alia inovação, experiência e tecnologia na criação de novos produtos.

Com carreira construída em multinacionais dos setores de serviços, Paulo reúne expertises em TI, gestão, governança, desenvolvimento de soluções web e mobile, integrações e infraestrutura. 

É apaixonado por metodologias ágeis de projetos e acredita na tecnologia como ponte para a entrega de valor aos clientes.

 

 Entendendo o background

 São 22 anos de experiência em multinacionais. Tendo background muito forte em desenvolvimento de sistemas, foi entender sobre o mercado de seguros somente em 2018, quando conheceu alguns dos futuros integrantes do board da Sombrero em uma outra seguradora. A partir daí, Paulo especializou-se no mercado segurador e foi convidado para ser co-fundador da Sombrero e head de TI. 

 “Em todo esse tempo de TI eu pude passar por várias ondas, tanto em relação ao desenvolvimento de sistemas quanto da tecnologia. Toda essa bagagem que adquiri ao longo do tempo é fundamental para desenvolver um bom papel aqui na Sombrero e entregar o valor que os clientes esperam da seguradora em relação a inovação e tecnologia.”

 

 Um olhar para a inovação. Saiba como a Sombrero investe em tecnologia

 A inovação faz parte do DNA da empresa desde seu nascimento e está presente em todos os setores. Além de tecnologia, ela engloba desde novos produtos com funcionalidades inovadoras, passando também pela gestão de pessoas.

 “A tecnologia vem para suportar a inovação, que já faz parte do nosso DNA.”

  

Inovação no planejamento e construção de um novo produto

 Por trás de todo novo produto na Sombrero existe uma grande bagagem tecnológica. Não somente na parte de infraestrutura, mas também na busca por plataformas e soluções que possam agregar na materialização deste produto.

 “A Sombrero não se limita apenas a uma solução de tecnologia inovadora. Nós temos um leque de soluções, e é por meio delas que criamos novos produtos para o mercado, com excelência. A inovação é um dos pilares da Sombrero.”

  

Falando sobre parceiros: quais são as parcerias que diferenciam a Sombrero de outras seguradoras?

Na Sombrero entendemos que o parceiro é fundamental para nossa história. Nessa linha, o que temos no roadmap é: o parceiro é um dos pilares para construir esta história e vamos sempre elaborar integrações que otimizem nossos processos, com a busca de soluções customizadas para cada cenário.

 A Sombrero tem como premissa um atendimento personalizado para seus clientes. A partir do momento em que mapeamos essas necessidades individuais para que não haja retrabalho ou custo adicional, buscamos construir dentro de casa as soluções que atendam a esse parceiro da melhor forma possível.

 

Como a tecnologia e os novos modelos de negócio podem melhorar o relacionamento com o cliente/segurado?

Sob a ótica do segurado, nós temos uma busca constante para aproximar esse cliente por meio de soluções que agreguem valor. Podemos, por exemplo, diminuir o tempo de pagamento de sinistro ou buscarmos uma solução que torne esse processo o mais automatizado possível.

 Temos visão e roadmap de plataformas virtuais (portal e aplicativo) onde vamos oferecer diversos serviços para o segurado como informações das apólices de seguros, pagamentos, contração de outro nível de serviço e qualquer tipo de informação que possa agregar ao negócio, ampliando esse leque para outros serviços como, por exemplo, alertas de clima, dicas de período de plantação, melhores formas de plantio ou tratamento de pragas.

 A ideia é aproximar o cliente, alinhado com nosso objetivo de ser a seguradora que protege quem produz.

 

Como a união de tecnologia e visão de startup interfere na entrega de resultados na Sombrero?

Sobre esse ponto, a Sombrero nasceu com a grande vantagem de não ter um legado. Não precisamos conviver com soluções tecnológicas mais “antigas”. Isso é um diferencial competitivo, pois legados pressupõem modelos que já vêm de algum tempo. Não temos este problema.

 As tecnologias mais recentes envolvem tempo e custo, gerando um time to market maior e a Sombrero já nasceu com a vantagem de ter tecnologia de ponta. Tudo é pensado pela ótica da tecnologia para que a gente consiga entregar os serviços de forma mais rápida e com qualidade. Tudo isso facilita a experimentação e a testagem de novas tecnologias envolvendo produtos.

 Isso é inovação: lançar, testar, seguir ou aprender com aquilo, ajustar e seguir em frente.

 Fazendo o link com a questão da startup, temos a vantagem de ter uma estrutura nesse modelo que possibilita um time to market ágil, aliado aos profissionais da Sombrero, que já têm uma experiência de mercado de muito tempo.

 

 

Metodologias ágeis dentro da Sombrero

 Há algum tempo estou imerso no conceito da agilidade, participando de comunidades ágeis e tenho trazido esses conceitos para Sombrero.

 Como todo processo de transformação digital, ele não acontece da noite para o dia. Hoje temos o desenvolvimento de projetos que estão seguindo na metodologia ágil, onde as  áreas vão percebendo o valor desta metodologia em uma implantação contínua cada vez mais utilizada para entrega de soluções.

 “Hoje, dentro do nosso time de TI, implementamos o modelo Kanban de entrega contínua e toda a parte de desenvolvimento de integrações já roda seguindo esse modelo.”

 

A Sombrero tem parcerias com empresas de análise de solo e clima, por exemplo. Isso é um diferencial da seguradora?

De fato, outras seguradoras também podem fazer uso dessas ferramentas. Porém, o nosso diferencial está na maneira em lidar com tais ferramentas, utilizando-as como se fossem peças de quebra-cabeça, que juntamos por meio de inteligência artificial e mecanismos cognitivos, resultando em respostas ágeis e entrega de valor para o cliente.

 O ponto não é a ferramenta mas sim como a utilizamos.