Agrymetric é fruto de uma parceria entre Sombrero, Agrymet e Horiens. Produto usa ciência de dados e gestão de risco para definir parâmetro segurado.
A Sombrero, quinta maior seguradora agrícola do Brasil, uniu esforços com outras duas empresas, Agrymet e Horiens, para colocar no mercado um novo seguro paramétrico, o Agrymetric. Trata-se de um produto que usa ciência de dados e gestão de riscos, aplicados a uma base de dados capaz de definir com mais precisão o nível de produção assegurado, a um preço mais competitivo. O produto foi apresentado nesta semana durante a 22ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol, no Grand Hyatt, em São Paulo.
O seguro paramétrico é diferente dos seguros agrícolas tradicionais, porque parte da análise de séries históricas de fatores ambientais como temperatura e precipitação, a partir dos quais os modelos probabilísticos e determinísticos identificam o nível ótimo de proteção da produtividade a um preço justo. “A Sombrero tem em seu DNA a inovação e estamos constantemente em busca de novos produtos. O Agrymetric nasce de uma conjugação de esforços com parceiros especializados em gestão de riscos e em tecnologia agrícola para proporcionar coberturas personalizadas que atendam as demandas de produtores rurais de grande porte, em especial do setor sucroalcooleiro”, aponta Leonardo Paixão, CEO da Sombrero.
Bárbara Sentelhas, cofundadora do Agrymetric e CEO da Agrymet, enfatiza que o seguro agrícola clássico muitas vezes não cobre a necessidade dos produtores rurais. “No seguro tradicional, o estabelecido geralmente é que o sinistro ocorre se a produtividade atingir um número abaixo de um valor mínimo de sacas por hectare, por exemplo. Nesse valor de produtividade, está embutido não só o clima, mas tudo o que o produtor fez ao longo do ciclo todo, fica tudo no mesmo bolo e o seguro fica mais caro”, explica.
Inicialmente, o Agrymetric vai ser disponibilizado para clientes da área de cana-de-açúcar, inclusive com a possiblidade de utilização para ciclos de plantio de leguminosas que antecedem a renovação dos canaviais. A escolha ocorreu porque a cana-de-açúcar e culturas associadas ainda possuem baixa cobertura por seguros agrícolas tradicionais.
“A Agrymet e a Horiens entrarão com informações de modelos para tentar reproduzir a realidade e calcular a curva de produtividade desejada pelo produtor com base no volume de chuva previsto”, detalha Bárbara. “O que diferencia o Agrymetric do seguro tradicional é que o produto vai ser construído junto com o segurado, com entendimento de solo, histórico de produtividade, histórico de manejo. O modelo da usina X nunca vai ser replicado pela Usina Y. É um produto customizado”, complementa.
Lançamento
O produto foi apresentado a um público mais amplo pela primeira vez em uma mesa redonda durante a 22ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol, nesta terça, 25 de outubro. Este foi um dos eventos técnicos e de negócios de maior prestígio do setor sucroenergético. O tema dessa edição foi “A Próxima Revolução da Bioenergia”.
Matéria escrita e publicada pelo Canal Cana – A Energia da Informação