Trend alert: entenda o que é metaverso e como se aplica no agronegócio
Com a chegada da conexão 5G, tecnologia ampliará imersão real no cotidiano da agropecuária sem a necessidade da presença física
De olho no futuro, o metaverso no agronegócio atua como ferramenta para melhorar a produtividade, reduzir desperdícios e otimizar a gestão. A nova tecnologia tem como conceito a criação de um mundo virtual que tenta replicar a realidade por meio de dispositivos digitais. Para o agro, o metaverso vislumbra inúmeras novas e atrativas possibilidades – dentre as quais se destacam a realização de reuniões, leilões e treinamentos, além de pesquisas, monitoramentos e visitas a lojas e estandes de feiras.
Com seu avatar, o usuário meta–humano é conectado a espaços coletivos imersivos nos quais, como em um universo paralelo que não apresenta barreiras geográficas, tem acesso aos cenários reais sem limitações. Nos ambientes chamados de “phygitais” – termo que vem da fusão das palavras em inglês physical (físico) e digital –, já vêm ocorrendo, por exemplo, simulações de uso de maquinários.
Durante o evento Show Rural Digital deste ano, os agricultores puderam embarcar em um trator 100% digital mas com todas as movimentações como se estivessem presencialmente no veículo. Nesse sentido, o metaverso possibilitou ainda a experiência de uma lavoura de criação, oferecendo atividades como plantio, colheita e planejamentos das demais fases da cultura.
No quesito segurança, o metaverso no agronegócio permite realizar um treinamento de defensivo agrícola a fim de não expor o profissional aos produtos químicos e, da mesma forma, fazer a regulagem do equipamento sem ficar próximo aos pesticidas.
Metaverso no agronegócio depende de 5G e familiarização
Para popularizar ainda mais o metaverso no agronegócio, é preciso observar as características próprias que o segmento possui. Feito isso, será possível traçar estratégias assertivas com retorno dos recursos investidos. O produtor rural precisa perceber na prática como os processos podem ser mais ágeis e lucrativos dentro do metaverso.
Segundo relatório divulgado pela Grayscale Investments em novembro do ano passado, o metaverso tem um potencial de receita estimado em trilhões de dólares gerados a partir de publicidade, comércio, eventos digitais, hardware e monetização das atividades de desenvolvimento e criação. Um documento semelhante elaborado pelo JP Morgan destaca que 54 bilhões de dólares são gastos em bens virtuais todos os anos, quase o dobro do valor gasto na compra de música.
Além disso, a familiarização caminha de mãos dadas com a expansão do 5G no Brasil. Isso porque a tecnologia revolucionará ainda mais os conceitos de convergência e interatividade utilizados até então. Diante dos impactos negativos ocasionados pela pandemia, o metaverso encurtou distâncias e conectou pessoas do mundo todo. Ou seja, quem ainda não está no metaverso em breve estará.
Trazer este tema para o debate é parte da missão da Sombrero ao agregar novas experiências para nosso público-alvo. O metaverso no agronegócio faz sentido para você?