Entenda o valor de um Seguro agrícola

Seguro agrícola

Entenda o valor agregado de uma colheita  com o Seguro agrícola

Por Wilson L. Sartori

O produtor rural segue uma rotina complexa e repleta de afazeres e responsabilidades, que vão desde o acompanhamento diário da lavoura até o planejamento das próximas safras, passando por negociações intensas com parceiros e fornecedores. Para isso, é necessário considerar cenários futuros incertos, objetivando alcançar a maior produtividade técnica possível para saldar os compromissos assumidos, manter o padrão de renda familiar e ainda poder sonhar com novos projetos para crescimento do negócio no longo prazo!

A transferência de riscos ao mercado segurador é uma prática usual em qualquer cadeia produtiva no mundo e deve ser pensada também pelo produtor rural como uma decisão em prol da sustentabilidade do seu negócio, pela simples razão de que a continuidade promissora e virtuosa de qualquer atividade econômica tem total correlação com sua capacidade de pagamento.

Portanto, o seguro agrícola também é um insumo que agregará valor quando for entendido e gerido como mais um importante componente para o sucesso da colheita. 

Uma apólice de seguros é percebida como forma de prevenção aos riscos pelos parceiros e fornecedores que estão apostando na sua capacidade e reputação. Na prática, aqueles produtores que contratam o seguro agrícola ensejam efeitos multiplicadores positivos que fortalecem sua posição na mesa de negociação por conta desta certeza: quaisquer prejuízos inesperados e futuros causados por fatores climáticos à lavoura segurada estarão amparados e cobertos.

Nesse sentido, inclua sempre o valor do prêmio do seguro agrícola no cálculo do custo de produção e entender onde ele se insere torna o cálculo mais eficiente:

  • Custos diretos ou variáveis: são aqueles relativos à produção, tais como mão de obra, insumos, maquinários e o prêmio do seguro agrícola;
  • Custos indiretos: são fixos e se referem às despesas administrativas, assessoria jurídica, pagamento a prestadores de serviços etc.

Laços de sustentabilidade são muito importantes para atividades econômicas que envolvem elevados volumes de recursos e que estão sujeitas a riscos climáticos. Portanto, é fundamental contar sempre com o apoio, expertise e conhecimento da assistência técnica agronômica e de um profissional corretor de seguros capacitado para a gestão de seus seguros, em especial o seguro agrícola. 

Contar com a proteção do seguro agrícola da Sombrero poderá levá-lo a noites mais tranquilas de descanso diante de um veranico que insiste em se repetir, bem como preservá-lo de outras intempéries climáticas que prejudicariam sua colheita, seu planejamento e trariam consequências à saúde financeira do seu empreendimento. Pense nisso!  

Wilson L. Sartori é Cofundador da Sombrero Seguros