Agricultura de Precisão é o presente e o futuro do campo
Por: Manoela Martins Mendes
Há quem diga que a agricultura de precisão é um caminho sem volta para os produtores rurais. A agricultura de um futuro não tão distante, que já se mostra presente em algumas propriedades, é chamada de digital ou inteligente. Apresenta benefícios como a redução de custos e de impactos ambientais, além do aumento da produtividade em relação ao que vem sendo praticado até aqui. Por isso, acreditamos que ela é o presente e o futuro do campo.
A agricultura de precisão é uma técnica que utiliza a tecnologia (como GPS, softwares especializados e sensoriamento remoto) para reunir informações que permitem a tomada de decisões estratégicas baseadas em dados que viram potência nas mãos do produtor. Esses dados melhoram o gerenciamento da propriedade, evitando perdas e otimizando uma série de aspectos na lavoura: redução do desperdício de insumos, otimização da colheita e acompanhamento em tempo real da semeadura, por exemplo. São fatores que proporcionam maior produtividade e competitividade ao produtor, com o plus de contribuírem para a geração de riqueza de forma sustentável.
A SOMBRERO Seguros investe em tecnologia por entender e conhecer de perto as necessidades do produtor brasileiro. Por isso, foi firmada uma parceria com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) para o desenvolvimento do seguro paramétrico que, com base em informações meteorológicas, vai unir inovação e tecnologia para atender com ainda mais precisão as necessidades de quem produz. Leia sobre a parceria da SOMBRERO Seguros com o INMET.
O crescimento do Agro no Brasil é ligado à tecnologia
A taxa de crescimento da agropecuária brasileira entre os anos de 2006 e 2017 chegou próxima de 4,3% a.a., superando países como EUA, China, Chile e Argentina. A tecnologia foi a principal responsável por grande parte desse salto que tornou o Brasil um dos maiores players da agricultura mundial.
Os dados fazem parte do livro Uma Jornada Pelos Contrastes do Brasil: Cem anos do Censo Agropecuário, lançado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com a participação de 64 pesquisadores.
Confira aqui nosso conteúdo sobre a Grandeza do Agro no Brasil.
Pequenos e médios entram aos poucos na onda tecnológica
A agricultura de precisão chegou ao Brasil no início da década de 90. Ainda hoje, por se tratar de uma “novidade”, a adesão é relativamente baixa por parte dos pequenos e médios produtores, principalmente pela falta de entendimento.
Para ampliar a presença de tais técnicas nas propriedades menores e divulgar o conhecimento sobre como usá-las no campo, foram criadas associações com apoio da Comissão de Agricultura de Precisão e Digital (CBAPD), do Mapa. Além de parcerias de assistência técnica e novas tecnologias, a CBAPD também levanta questões legislativas relacionadas ao tema, como a Lei Geral de Proteção de Dados.
Um ponto que precisa de atenção é a conectividade no campo. Produtores que se destacam na agricultura tecnológica são os que têm boa conectividade na área rural, enquanto o restante (principalmente agricultores de pequeno e médio porte) fica para trás por conta da falta de conexão.
Para mudar essa realidade, a Secretaria de Inovação, a Embrapa e a iniciativa privada devem formar uma parceria para identificar e alcançar propriedades que demonstram grande potencial. Segundo Fabrício Juntolli, coordenador da CBAPD, a Comissão tem feito reuniões com empresas como Microsoft, Google, Anatel e Telebras para entender as tecnologias disponíveis que irão atender a esses produtores. A expectativa é de que a dificuldade de acesso deixe de ser um obstáculo em breve e seja substituída por um grande avanço, para dar continuidade à potência que é a agricultura brasileira.
Matéria desenvolvida com base nas seguintes fontes:
Desconhecimento dificulta análise de informações que a agricultura de precisão possibilita
Ministério da Agricultura cria comissão para a agricultura de precisão
Ministério da Agricultura e Pecuária