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Precificação, limite máximo de indenização e mais. Entenda tudo com o Analista Técnico Atuarial da Sombrero

Fellipe Betazze é responsável pela análise de riscos, elaboração de produtos e tudo o que envolve o processo desde a cotação até a emissão da apólice de seguro. 

Começando no topo

Fellipe iniciou sua carreira na SUSEP, onde teve seu primeiro contato com análise de produtos. Após dois anos e muita bagagem, ingressou no mercado de seguros, onde ganhou experiência participando do início das operações de uma seguradora. Em seguida, surgiu o desafio da Sombrero, onde juntamente com colegas de empresa decidiu encarar a nova experiência e inovar no mercado de seguros. 

 

Como é o seu dia a dia na Sombrero?

Resposta:

Tenho trabalhado bastante com a análise dos riscos, integrando o time de subscrição, e participando de tarefas relacionadas à contratação, envolvendo todo o processo desde a solicitação da cotação até a emissão da apólice.

Além disso, estou inserido no processo de elaboração e modelagem de produtos. 

Fale um pouco sobre a Precificação de seguros na Sombrero

Primeiramente, o processo busca entender os dados recebidos para fazer a cotação, mediante um estudo prévio de modelagem. Na sequência, é criado um precificador, o qual é alimentado por informações históricas referentes ao risco, necessárias para definir o preço do seguro. 

 

E, nesse processo, existe um padrão que envolve todas as seguradoras ou realmente é um jeito da Sombrero? Existe alguma particularidade? 

Resposta:

Há sempre um tipo de avaliação para cada contexto ou cada caso. Procuramos realizar uma análise adequada e compatível com cada risco, e sempre que necessário, mais aprofundada para casos mais pontuais. 

 

Em Seguro Agrícola, qual o limite máximo de indenização?

Por definição, esse valor se refere ao limite máximo de responsabilidade da seguradora para cada cobertura. Chamamos de “Limite Máximo de Garantia” quando nos referimos ao limite máximo de responsabilidade por apólice.

O Limite Máximo de Garantia deve ser menor ou igual à soma dos limites das coberturas. No caso do Seguro Agrícola, a cobertura básica, que é de contratação obrigatória, usualmente engloba multirriscos climáticos (chuva, estiagem, raio, entre outros), e compreendem um período de cobertura referente à cultura contratada.  

Dessa forma, o limite máximo de indenização da cobertura básica compreende, no caso da modalidade agrícola de produtividade, um combinado entre tamanho da área segurada do produtor, a produtividade segurada e o preço de mercado do cultivo, definido na contratação.

 

Em relação à agilidade, sabemos que é muito importante para uma seguradora ser rápida no tempo de análise de uma cotação. Na Sombrero, qual é esse tempo? 

Isso pode variar de acordo com cada ramo, cada risco, pois determinadas solicitações necessitam de uma análise mais aprofundada ou carecem de informações importantes, ou até menos de negociação de resseguro específico. Entretanto, a tendência é darmos um retorno em 1 ou 2 dias, quando temos todos os elementos essenciais para avaliação do risco. De fato, buscamos sempre o atendimento mais ágil e técnico possível. 

 

Fator tecnologia

A tecnologia exerce um papel fundamental na Sombrero e é muito importante na definição de processos. A seguradora busca ferramentas que visam melhorar os controles internos, facilitar a comunicação, acesso à informação e tudo que envolva a organização. A tecnologia presente é fundamental no processo de solicitação e resposta ágil.

 

Quais são os documentos necessários para formalizar uma proposta de seguro? 

Varia de acordo com o ramo. Geralmente precisamos do formulário eletrônico de proposta, contendo os elementos essenciais da natureza e das condições do risco e do segurado.

No caso do Seguro Garantia necessitamos das informações para análise do tomador e do seu grupo econômico, no caso de riscos de propriedade precisamos dos locais de riscos, informações sobre protecionais para incêndio, no seguro de responsabilidade civil informações de faturamento, segmento de atuação, no Seguro Rural informações do município de plantio etc. 

Em alguns ramos podemos precisar de informações específicas para atendimento a outras demandas, como no seguro agrícola, o termo de responsabilidade do segurado para participação no programa de subvenção ao prêmio.

 

Depois da aprovação da proposta, a apólice de seguro pode ser alterada uma vez já emitida? 

O segurado pode solicitar a qualquer momento um endosso, que fica condicionado à aceitação da seguradora, principalmente quando se trata da alteração do objeto de risco.

No caso de algum dado da característica do risco como por exemplo o tamanho da área no seguro agrícola, locais segurados, no seguro de propriedade, aditivos contratuais no caso do seguro garantia, é necessária nova análise e eventual aprovação. 

 

Quais são as causas de modificação de apólice de seguro?

Além dos direitos básicos do segurado, cada ramo e suas respectivas modalidades possuem peculiaridades que podem acarretar diversos tipos de alteração. 

No ramo agrícola, a questão da alteração da data de plantio, por exemplo, é um ponto frequentemente solicitado. O fato de o produtor também depender do clima para plantar a lavoura, pode fazer com que essa data seja modificada. 

Desde que esta data permaneça dentro do Zoneamento Agrícola (ZARC) relativo ao respectivo risco, a área segurada poderá seguir sendo coberta pela apólice.

Nos seguros de propriedade podemos ter a inclusão ou alteração de locais de riscos da apólice original, no seguro garantia temos aditivos contratuais que devem gerar alterações na apólice original etc.  

 

Fellipe para encerrar nossa conversa, quais são os pontos fortes da Sombrero? 

O diferencial da Sombrero é a flexibilidade. A Seguradora busca atender às diversas demandas, visando criar produtos que supram as necessidades específicas de cada cliente.

Inovação e ideias: Sempre temos que estar em busca de novas ideias para se diferenciar do que já é feito no mercado segurador. A Sombrero abre espaço para a inovação. 

Proximidade: O contato próximo e a integração das diversas áreas (parceiros, clientes e colaboradores) são muito importantes para a seguradora e úteis para termos o pleno entendimento da operacionalização do seguro. Agilidade e transparência são fundamentais para entregar o melhor produto.

Metas: A Sombrero tem metas bem desafiadoras, que estimulam seus colaboradores ao aperfeiçoamento e constante crescimento. Todos na empresa são muito acessíveis, independente da hierarquia.

Valorização do cliente: Temos o lema de que o cliente é a estrela da companhia. É realizado um trabalho diário para buscar as melhores soluções e alternativas para atendê-lo.