fbpx

 Agricultura preditiva um guia de decisões

Agricultura preditiva usa técnicas para projetar futuro e guiar decisões

Agricultura preditiva usa técnicas para projetar futuro e guiar decisões

Analisar dados referentes à previsão do tempo e a outras variáveis importantes durante a safra traz luz às novas tecnologias e modalidades de seguros voltados ao agronegócio

Ajudar o produtor rural na tomada de decisões que impactam diretamente sua produção agrícola é o objetivo da agricultura preditiva e seus mecanismos de previsibilidade. Trata-se da ação de fazer projeções úteis diante de variáveis importantes durante o cultivo de determinada cultura, tais como aquelas relacionadas ao clima. Devido à possibilidade de monitoramento mais assertivo e seguro em diversas frentes, não por acaso a técnica vem sendo considerada o futuro do agronegócio.

Em outras palavras, significa utilizar análise de dados e padrões de comportamento, obtidos por meio de recursos tecnológicos como Machine Learning e Big Data, para sinalizar tendências futuras em prol do melhor aproveitamento das safras. Além disso, mais do que prever problemas, permite que a atividade no campo seja aprimorada, já que ao mitigar riscos de danos ao patrimônio é possível traçar estratégias para produzir com mais eficiência. Com isso, ainda melhora a qualidade dos produtos e maximiza os ganhos. 

 

Variabilidade climática e previsão do tempo 

A variabilidade climática é responsável por prejuízos na agricultura, uma vez que a oscilação de eventos atmosféricos afeta diretamente o processo produtivo do agronegócio, considerado uma indústria a céu aberto. Cada cultura depende de parâmetros específicos para completar o ciclo, da germinação à colheita, tornando a previsão do tempo fundamental. Antecipar a incidência de momentos descompassados, bem como de temperaturas atípicas, é uma das formas de garantir o sucesso da empreitada até o fim da safra. 

De acordo com dados do Centro de Previsão Climática (CPC) dos Estados Unidos, a temperatura da superfície do mar continua abaixo do normal. A condição significa que os efeitos do La Niña na diminuição do volume de chuvas seguem afetando os rendimentos no Sul do país. Tais dados fazem parte do boletim climático do Agrymetric, criado especificamente para fornecer subsídios e atuar frente a um cenário tão desafiador. Essa é apenas uma pequena amostra do conteúdo que traz previsões climáticas para todas as regiões do Brasil durante o primeiro trimestre de 2023. 

 

Previsibilidade no dia a dia da atividade rural

Certamente, é fato que toda gestão almeja criar um modelo de negócio onde haja o menor percentual de perdas. Atualmente, isso é possível graças a ferramentas que preveem, comparam e avaliam diversos pontos que podem impactar as lavouras, desde a incidência de pragas até os fenômenos meteorológicos extremos cada vez mais comuns, entre eles,  geadas, chuvas e secas.

Quando o objeto de análise pretendido é a previsão do tempo, especialistas altamente qualificados utilizam inteligência artificial e métodos científicos e estatísticos validados para chegar aos cenários mais prováveis. Para tanto, o mercado dispõe de softwares que checam fatores como umidade, temperatura, fertilidade do solo, entre outras informações. Com isso, os agricultores podem poupar recursos, gerenciar a aplicação de insumos e saber o momento certo de plantar e colher. 

 

Seguro paramétrico é ferramenta da agricultura preditiva 

Uma vez que se esteja familiarizado com a agricultura preditiva, será mais fácil proteger cada área da propriedade. Para que a equação ocorra de maneira individualizada, o seguro paramétrico agroclimático é um produto capaz de gerar controle e segurança diante dos riscos e necessidades da agroindústria. 

Entre os principais benefícios oferecidos pelo seguro paramétrico agroclimático como recurso da agricultura preditiva, destaca-se a ausência de burocracia no pagamento de indenizações. Sem a necessidade de avaliação presencial, os recursos são pagos logo após a validação dos dados feita por uma equipe especializada. Outra vantagem é a definição de gatilhos climáticos de acordo com as especificidades de cada cultura e região.

No campo, a inteligência preditiva requer embasamento para atuar com o máximo de precisão. Para isso, a série histórica do Agrymetric conta com 10 trilhões de dados atualizados diariamente com grid de 25 km, reunidos por mais de 40 anos. Uma vez contratada, a tecnologia levará em conta as especificidades do segurado, que terá acesso aos índices via painel customizado, com implantação rápida e interface gráfica personalizada. 

A agricultura preditiva aliada ao seguro paramétrico agroclimático representa a chance real de dimensionar os riscos inerentes à produção. Faça como as fazendas inteligentes e use as novas tecnologias a favor dos negócios!