O seguro agrícola protege e valoriza a sua colheita

Seguro agrícola

 

O Seguro agrícola é essencial para o produtor, afinal, eventos climáticos são incontroláveis e as mudanças no tempo exigem atenção redobrada do agricultor a respeito da proteção de sua lavoura. Ainda que a maioria dos setores da economia lidem com imprevistos, os riscos de origem climática podem originar prejuízos em cadeia, não só para o produtor mas para a sociedade e economia do país como um todo. 

Apesar do clima tropical, ondas de frio vêm atingindo o Brasil e se refletem diretamente no bolso do consumidor. Com a queda de temperatura decorrente das massas polares, as geadas constantes afetam diretamente a produção, com consequências não apenas para a safra atual mas também para as próximas.

Outro evento climático que pode colocar em risco a produção das safras é o La Niña. Também conhecido como “neutralidade fria”, é um fenômeno que impacta diretamente a agricultura de Norte a Sul durante o verão: na região Norte e no setor norte do Nordeste com aumento de frequência e volume de chuvas e, nas regiões Sul e Sudeste, com menor índice de chuvas, temperaturas elevadas e clima seco. Chuvas imprevisíveis desequilibram as plantações, afetando, consequentemente, seus resultados.

Todas essas mudanças têm aumentado cada vez mais o interesse dos produtores rurais pelos seguros, mesmo nas regiões tradicionalmente estáveis. Isso exige das seguradoras ao redor do país o desenvolvimento de coberturas cada vez mais personalizadas, transmitindo segurança para o produtor continuar investindo na sua atividade que é fundamental para a economia. O seguro agrícola pode mitigar os riscos de produção, de receita e de custeio, e é um aliado na preparação dos produtores rurais para enfrentar as mudanças climáticas e suas consequências a fim de evitar maiores danos e prejuízos, sempre apoiado na mais alta tecnologia. Nas culturas de ciclo anual, por exemplo, o seguro agrícola pode cobrir do plantio à colheita, protegendo o produtor rural contra a maioria dos riscos climáticos. Conheça as modalidades de Seguro Rural da Sombrero Seguros.

Por Manoela Martins Mendes com apoio de Wilson L. Sartori