A Sombrero oferece as principais e mais importantes modalidades de Seguro Agrícola. Saiba quais são!

A Sombrero oferece as principais e mais importantes modalidades de Seguro Agrícola.

Por: Manoela Martins Mendes

Luiz Cláudio Caffagni, Leonardo Paixão e Márcio Rios, membros da Sombrero Seguros, relataram à edição do mês de março da Revista Agroanalysis, publicada pela FGV, a importância de o produtor entender as principais e mais importantes modalidades de Seguro Agrícola existentes no mercado. 

 

Em artigo da edição de fevereiro de 2022 da Revista (confira aqui), os especialistas da Sombrero falaram sobre o funcionamento do Seguro Agrícola, o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) e a importância do corretor. Agora, na edição seguinte, foi feita uma explicação mais detalhada sobre as quatro modalidades de Seguro Agrícola comercializadas no Brasil. Confira a seguir alguns dos principais tópicos abordados na matéria. 

 

O que é Seguro Agrícola? 

Essencial para garantir a estabilidade do produtor, o Seguro Agrícola é um dos mais importantes serviços da política agrícola do Brasil, pois protege a lavoura de perdas decorrentes de diversos fenômenos adversos (principalmente climáticos) que podem afetar a produção e causar prejuízos significativos ao produtor rural. 

 

Entender os tipos de seguro ajuda o produtor na hora de escolher o modelo mais adequado

 

Seguro de Produtividade 

Nessa modalidade, há uma quantidade de sacas por hectare definida na apólice como produtividade segurada. Quando um sinistro ocorre, o produtor recebe uma indenização correspondente à quantidade de sacas que deixaram de ser colhidas, multiplicada por um preço por saca estabelecido no momento da contratação. Ou seja, a indenização não é calculada como um percentual em relação aos custos de produção, tal como no Seguro de Custeio, mas sobre o valor das sacas não colhidas e cobertas pelo seguro, valor este apurado com base no preço de saca pré-fixado na assinatura da apólice. 

 

Seguro de Custeio 

Esse tipo de seguro estabelece que a importância segurada seja baseada no valor de custeio. Quando parte dos custos de produção é financiada, o agente concessor do crédito (banco, revenda, trading etc.) pode ser indicado como beneficiário do seguro. Havendo perda coberta, a indenização ajuda a quitar o financiamento. 

 

Seguro de Receita ou Faturamento 

Esse seguro busca proteger o produtor contra uma combinação de eventos adversos – tanto o clima vivenciado durante a safra quanto os preços de mercado da commodity produzida – que possam causar perda no valor da sua produção. Nessa modalidade, haverá sinistro se, ao multiplicar a quantidade colhida pelo preço definido na época na apólice (época da colheita), o resultado for um valor menor do que o valor coberto na apólice (importância segurada). 

Se o valor efetivamente recebido pelo produtor cai abaixo de um certo patamar (importância segurada), seja porque colheu menos do que esperava, seja porque os preços de mercado caíram, ou mesmo por uma combinação das duas coisas, acontece o sinistro. Deve-se utilizar o preço divulgado por uma instituição idônea e aceito entre seguradora e segurado (por meio do seu corretor). 

 

Seguro Paramétrico 

Trata-se de um tipo de seguro que está em processo de desenvolvimento. Em um seguro relacionado à chuva, por exemplo, tudo parte da relação entre pluviosidade e produtividade. Considera-se que cada cultura tem uma faixa ótima de pluviosidade para se desenvolver. Dentro de um intervalo entre quantidades mínimas e máximas de chuva (que variam de cultura para cultura e de variedade para variedade), a produção agrícola vai bem. O seguro paramétrico leva esse fato em conta e estabelece que, se a quantidade de chuva estiver fora do intervalo ideal isto é, se chover mais do que a quantidade máxima adequada, ou menos do que a quantidade mínima –, a produção agrícola sofre perdas e, então, o produtor agrícola segurado é indenizado. Para evitar algum tipo de viés dos índices pluviométricos, a apólice estabelece que o índice de pluviosidade será capturado por uma estação meteorológica de uma entidade neutra e não integrante do contrato de seguro, como o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). 

 

Qual é o melhor Seguro Rural? 

Além dos principais tipos de Seguro Agrícola detalhados até aqui – que representam o maior segmento dentro dos Seguros Rurais no Brasil –, existem modalidades específicas para lavouras perenes, como de café e de frutas. Além disso, existem, ainda, seguros de outros ramos rurais, como o pecuário, o florestal e o aquícola, entre outros. Não possibilidade de dizer qual é o ideal sem analisar caso a caso, afinal, o melhor seguro vai depender da situação de cada produtor. 

 

Conheça as modalidades de Seguro Agrícola oferecidas pela Sombrero 

A Sombrero Seguros trabalha com os principais e mais importantes produtos de Seguro Agrícola, oferecendo uma cobertura adequada para a realidade de cada produtor, com base em tecnologia e na experiência do time de agro. 

 

Seguro de Custeio 

https://sombreroseguros.com.br/produtos/seguro-rural/seguro-agricola/seguro-de-custeio/

 

Seguro de Produtividade

https://sombreroseguros.com.br/produtos/seguro-rural/seguro-agricola/seguro-de-produtivid ade/ 

Leia a matéria completa na edição de março da Revista Agroanalysis. Para assinar a revista, acesse o link: https://www.agroanalysis.com.br/.